aziinn

Encontre tudo que você precisa para ser Fabulosa!

O que NÃO fazer em Cabelos Cacheados

O que NÃO fazer em Cabelos Cacheados

Sabemos que cuidar dos cachos é um desafio diário e, enquanto muitos dão dicas do que fazer, poucos falam sobre os “não fazer”. Então, se prepara, porque nesse artigo vamos mergulhar no universo dos cachos e te contar tudo sobre “O que NÃO fazer em Cabelos Cacheados”. Vem com a gente e garanta que seus cachos fiquem sempre fabulosos!

O que NÃO fazer em Cabelos Cacheados

Kérastase Curl Manifesto. Tratamento para Cacheadas e Crespas

1. Escovar os cabelos cacheados quando secos

Sabe aquela vontade de desembaraçar os cachinhos quando eles estão secos? Pois é, melhor resistir a essa tentação. Quando você escova os cabelos cacheados secos, está basicamente pedindo por frizz e quebra. Por quê?

Bem, os cachos têm uma estrutura única, e quando secos, eles se fixam em sua forma natural. Ao passar uma escova ou pente, você está forçando esses cachos a se desfazerem, o que pode causar uma ruptura no fio. E aí, é quebra na certa! Além disso, o atrito da escova com o cabelo seco pode levantar as cutículas dos fios, resultando naquele aspecto arrepiado que a gente conhece bem: o temido frizz.

E tem mais! Os cabelos cacheados já são naturalmente mais propensos ao ressecamento, lembra? Então, escová-los secos pode retirar ainda mais a sua hidratação natural, deixando-os opacos e sem vida.

A dica de ouro é: sempre desembarace os cachos quando estiverem úmidos e com a ajuda de um creme para pentear. Assim, você mantém a integridade dos seus cachos, evita o frizz e ainda garante que eles fiquem super hidratados e definidos.

2. Não hidratar adequadamente os cabelos cacheados

Se você pensa que pular a etapa de hidratação é tranquilo, está na hora de repensar. Os cabelos cacheados têm uma estrutura que dificulta a chegada da oleosidade natural até as pontas. E o que isso significa? Que eles são naturalmente mais propensos ao ressecamento. Então, se você não der aquela atenção especial na hidratação, os problemas podem começar a aparecer.

Consequências de não hidratar os cachos direitinho:

  1. Fios ressecados e quebradiços: Sem a hidratação adequada, seus cachos podem ficar mais frágeis e quebrar com facilidade. E ninguém quer aquele aspecto espigado, não é mesmo?
  2. Frizz a mil: A falta de hidratação deixa o cabelo mais suscetível ao frizz. E aí, mesmo que você use todos os truques possível, aqueles fiozinhos arrepiados vão marcar presença.
  3. Cachos sem definição: Um cabelo bem hidratado é sinônimo de cachos definidos e com movimento. Sem a hidratação, eles podem perder essa definição e ficar com um aspecto mais “amassado”.
  4. Opacidade: Sabe aquele brilho maravilhoso que a gente ama? Pois é, ele pode ir embora se você não cuidar direitinho da hidratação.

3. Não usar produtos adequados para cabelos cacheados

Os cabelos cacheados têm uma estrutura única, e por isso, precisam de um cuidado todo especial. Quando você não usa produtos específicos para os seus cachos, várias coisas podem acontecer:

  1. Ressecamento nas Alturas: Como já falamos, a oleosidade natural do couro cabeludo dos cabelos cacheados tem dificuldade de chegar até as pontas. Se você não usa produtos que ajudem nesse processo, seus fios podem ficar super ressecados.
  2. Frizz à vista: Sem os produtos certos, o frizz pode aparecer com tudo!
  3. Cachos sem Definição: Os produtos para cabelos cacheados são formulados para ajudar a definir e manter a forma dos cachos. Sem eles, seus cachos podem perder a forma e o balanço que a gente tanto ama.
  4. Quebra e Pontas Duplas: A falta de hidratação e nutrição pode deixar os fios mais frágeis. E o que isso significa? Quebra e pontas duplas dando as caras!
  5. Dificuldade na Hora de Desembaraçar: Produtos específicos para cabelos cacheados geralmente têm ingredientes que ajudam a desembaraçar os fios. Sem eles, essa tarefa pode se tornar um verdadeiro desafio e até causar danos ao cabelo.
Produtos indicados para cabelos cacheadosdescrição
Shampoos sem sulfatosO shampoo sem sulfato limpa os cachos sem agredir, mantendo a hidratação e nutrição em dia. Além disso, evita aquele ressecamento chato e protege a fibra capilar, deixando seus cachos mais saudáveis e brilhantes!
Máscaras de hidratação com óleos vegetais e manteigasCachos tendem a ser mais ressecados, por isso, invista em máscaras de hidratação sem medo!
Shampoo e Condicionador específico para cabelos cacheadosUse shampoo e condicionador específicos para cabelos cacheados. Eles realçam a definição e o brilho, deixando cada cacho no lugar e com aquele aspecto saudável. E o melhor: sem frizz!
Óleos capilaresÓleos Capilares são babado para os cachos: eles ajudam a nutrir, definir e ainda dão uma turbinada na hidratação

4. Não proteger o cabelo ao dormir

Sabe aquela sensação de acordar com o cabelo parecendo um ninho de passarinho? Pois é, nós todas já estivemos aí! Para evitar esse drama matinal, considere usar uma touca de cetim ou, se não curtir a vibe da touca, invista em uma fronha de cetim para o seu travesseiro. Parece besteira, mas o cetim causa menos atrito com os fios, mantendo-os alinhados e reduzindo o risco de quebra. Além disso, esse tecido ajuda a reter a umidade do cabelo, evitando o ressecamento.

5. Lavagem excessiva

Nosso couro cabeludo produz óleos naturais que são essenciais para manter os cabelos hidratados e saudáveis. Quando lavamos os cabelos diariamente, esses óleos são constantemente removidos, deixando os cachos ressecados e sem aquele brilho natural maravilhoso. Além disso, os shampoos, especialmente aqueles que contêm sulfatos, podem ser bem agressivos para os cachos. Imagina só usar algo assim todos os dias! O resultado? Cachos ressecados, quebradiços e com aquele aspecto de “sedentos” por hidratação. Por isso, a dica de ouro é intercalar as lavagens. Se você sente que seu cabelo está ficando oleoso ou sujo rapidamente, considere usar um condicionador de limpeza (co-wash) entre as lavagens com shampoo. O co-wash limpa delicadamente os fios sem retirar completamente os óleos naturais, mantendo os cachos hidratados e definidos.

6. Cortes Inadequados

Já teve aquela sensação de sair do salão e sentir que algo não está certo com seu cabelo? Isso pode acontecer quando o corte não honra a singularidade e a estrutura dos seus cachos. Por isso, dê uma olhadinha nas nossas sugestões de cortes que vão deixar seus cachos fabulosos:

  1. Corte em camadas: Este é o queridinho das cacheadas; as camadas ajudam a distribuir o volume, evitando aquele efeito “pirâmide”. Além disso, dão movimento e leveza aos cachos, fazendo com que eles se destaquem mais.
  2. Corte DevaCut: Criado especialmente para os cachos, esse corte é feito com o cabelo seco, permitindo que o profissional veja e respeite o formato natural de cada cacho. O resultado? Cachos super definidos e um corte que valoriza a forma natural do seu cabelo.
  3. Corte em V ou U: Esses cortes são ideais para quem quer manter o comprimento, mas deseja dar uma forma mais harmoniosa aos cachos. Eles proporcionam um contorno que valoriza o volume e a definição dos cachos.
  4. Corte com franja cacheada: Quem disse que cacheada não pode ter franja? Uma franja bem cortada pode ser o toque de estilo que faltava! Ela pode ser mais longa, na altura do queixo, ou mais curtinha, acima das sobrancelhas. O importante é que ela complemente o formato do seu rosto e o volume dos seus cachos.

Conclusão

E aí, gostou das nossas dicas?

Agora que você já sabe tudo o que NÃO fazer em cabelos cacheados, é hora de colocar nossas dicas em prática! 😊

Você também pode gostar

Rolar para cima