aziinn

Encontre tudo que você precisa para ser Fabulosa!

Queda capilar: Conheça as 6 Principais Causas

Queda capilar Conheça as 6 Principais Causas

O que é queda capilar?

Alopecia – ou queda capilar – é uma condição médica que se caracteriza pela perda de cabelo ou calvície. Pode afetar pessoas de qualquer idade e gênero e é classificada em diferentes tipos, incluindo alopecia androgenética, alopecia areata e alopecia universal.

É normal que uma pessoa perca de 50 a 100 fios de cabelo todos os dias, por causa do processo de renovação contínua dos fios.

Entretanto, se esse ciclo for interrompido ou se um folículo capilar estiver danificado, o cabelo pode começar a cair mais rapidamente do que se regenerar, causando sintomas como fios ralos ou áreas totalmente vazias.

Isso é particularmente penoso para mulheres, que muitas vezes encaram o cabelo como uma forma de expressar sua personalidade e quando o cabelo começa a cair, isso pode resultar em insegurança e diminuição na autoestima.

O que causa queda capilar e quais são os tratamentos?

A queda capilar está associada a diversos fatores. Abaixo, listamos algumas de suas principais razões, porque é muito importante classificar o tipo de queda capilar para direcionar seu tratamento. Caso tenha dificuldade para identificar seu tipo de queda, você deve consultar o médico dermatologista ou tricologista (especialista na saúde do cabelo) para ajudá-lo.

Mesmo nos casos em que a queda de cabelo é permanente, existem maneiras de minimizar a perda intensa dos fios e estimular seu crescimento.

Queda capilar: Conheça as 6 Principais Causas e o que Fazer

Quer dar um boost de cuidados com seus fios? Conheça 8 dicas infalíveis para evitar a queda de cabelo antes que ela apareça!

6 Principais Causas de Queda Capilar

Veja a seguir uma lista com as 6 causas de queda capilar mais recorrentes e aprenda a dar um fim definitivo a esse mal. Afinal, quem gosta de perder os fios?

Queda capilar: Conheça as 6 Principais Causas e o que Fazer
Imagem: Canva

1. Alopecia areata

A alopecia areata é uma condição autoimune que causa a queda de cabelo em áreas circulares do couro cabeludo ou em outras partes do corpo. Neste distúrbio, o sistema imunológico ataca o folículo piloso, o que impede o crescimento normal do cabelo.

A causa exata da alopecia areata ainda é desconhecida, mas algumas teorias sugerem que fatores genéticos, estresse e outras condições de saúde podem favorecer essa condição, que geralmente afeta pessoas jovens e adultas, e pode aparecer sem aviso prévio.

Em muitos casos, a queda de cabelo causada pela alopecia areata é temporária e o cabelo pode crescer de volta espontaneamente. No entanto, em alguns casos, a queda de cabelo pode ser permanente ou recorrente.

Tratamento

Alguns estudos têm mostrado que o uso de Minoxidil leva a um aumento significativo no crescimento do cabelo em até 40% dos pacientes.

Embora o mecanismo exato pelo qual ele funciona ainda seja desconhecido, acredita-se que o Minoxidil aumente o fluxo sanguíneo no couro cabeludo, assim como a nutrição dos folículos capilares, o que resulta no crescimento de novos fios de cabelo.

Quer conhecer mais sobre o Minoxidil? Não deixe de conferir nosso artigo com 7 benefícios do Minoxidil e diga adeus a queda capilar!

2. Genética

A alopecia androgenética, também é conhecida como calvície hereditária. Esse tipo de alopecia é mais prevalente em homens do que em mulheres e pode ser observada como uma queda de cabelo difusa na parte superior da cabeça e/ou na coroa. Já em mulheres, a perda de cabelo geralmente é menos intensa e mais difusa, não se limitando a uma região específica do couro cabeludo.

Tratamento

  1. Terapia com Minoxidil Este é um medicamento muito eficaz que é aplicado diretamente no couro cabeludo e, como dito anteriormente, pode estimular o crescimento do cabelo.
  2. Terapia com Trinoxidil: O trinoxidil age aumentando o fluxo sanguíneo para os folículos capilares, estimulando o crescimento do cabelo e reduzindo a queda.
  3. Terapia capilar: Este é um conjunto de técnicas, como massagem capilar e terapia com laser, que podem ajudar a estimular o crescimento do cabelo.

3. Estresse

queda de cabelo e estresse
Muitos estudos sugerem que o estresse pode contribuir para a queda de cabelo (Imagem: Canva)

Sim, o estresse pode estar relacionado à queda de cabelo, muito embora o mecanismo exato pelo qual isso acontece ainda não seja claro. O estresse físico ou emocional intenso interfere na saúde geral do corpo, incluindo o couro cabeludo e os folículos capilares.

Algumas possíveis formas pelas quais o estresse pode levar à queda de cabelo incluem:

  1. Distúrbios do ciclo de crescimento do cabelo
  2. Redução da circulação sanguínea no couro cabeludo

Tratamento

Gerenciamento de estresse: A redução do estresse previne a queda de cabelo causada por esse fator. Práticas como meditação, ioga, exercício regular e terapia reduzem o estresse e melhoram a saúde geral.

4. Deficiência de nutrientes

Deficiência de nutrientes
Imagem: Canva

A saúde dos cabelos está estreitamente ligada a uma alimentação balanceada e à presença de nutrientes fundamentais no organismo. É por essa razão que quando há deficiência nutricional, a saúde do cabelo fica comprometida.

Alguns dos principais nutrientes associados a queda capilar são:

  • Ferro: um mineral crucial para a produção de hemoglobina, que transporta o oxigênio até as raízes dos cabelos. Sem uma quantidade adequada de ferro, os folículos capilares ficam sem oxigênio, o que pode levar à sua morte e, consequentemente, à perda de cabelo.
  • Zinco: age na regulação do metabolismo celular e na síntese de proteínas.
  • Vitamina D é fundamental para o crescimento saudável dos cabelos, uma vez que ajuda na absorção de cálcio, o que é de suma importância para a saúde dos folículos capilares.
  • Vitaminas do complexo B também são essenciais, pois ajudam na regulação do metabolismo celular e na síntese de proteínas. Quando há falta de alguma vitamina do complexo B, isso resulta em perda de cabelo.

Tratamento

Corrigir a alimentação, incluindo alimentos ricos nos nutrientes mencionados, como: carne vermelha, frango, peixes, feijão, tofu, espinafre, couve, ovos. Além disso, caso você não consiga suprir a falta desses nutrientes através da alimentação, pode optar por suplementos alimentares.

5. Caspa

a caspa pode contribuir queda de cabelo
Imagem: Canva

A caspa pode favorecer a queda capilar porque ela irrita o couro cabeludo e causa coceira, isso resulta em descamação excessiva e danificação dos folículos pilosos. A caspa é causada por um excesso de produção de células mortas do couro cabeludo, que se desprende e forma escamas secas.

Alguns fatores que contribuem para a produção excessiva de células mortas incluem estresse, mudanças hormonais, escovas progressivas e outros tratamentos químicos, falta de higiene, secura no couro cabeludo ou muita oleosidade.

Tratamento

  1. Shampoo anti-caspa: Existem muitos shampoos anti caspa disponíveis no mercado, incluindo shampoos que contêm ingredientes ativos como zinco, piritiona, salicilato de selênio, sulfato de cobre, entre outros. Estes ingredientes ajudam a controlar a produção de caspa.
  2. Limpeza regular do couro cabeludo: Lave o cabelo com água morna e um shampoo suave para remover a caspa e manter o couro cabeludo saudável.
  3. Alimentação saudável: Mantenha uma dieta saudável e equilibrada.
  4. Evite produtos de styling pesados: Evite o uso excessivo de produtos de styling, como géis e sprays, assim como tratamento capilares que tem muita química em sua composição.

6. Produtos de cabelo danosos

Shampoos secos, sprays fixadores fortes, uso de tintas capilares em excesso, escova progressiva, descoloração, todos esses produtos e processos químicos danificam o cabelo e aumentam sua fragilidade, o que consequentemente estimula a queda dos fios.

Tratamento

A melhor maneira de evitar a queda de cabelo causada por essa razão, é evitar o uso excessivo de produtos químicos e sempre repor os nutrientes necessários para manter a saúde dos cabelos. Além disso, caso você faça uso de secadores de cabelo e alisadores, sempre considere fazer a proteção adequada das madeixas para evitar danos maiores.

Conclusão

E aí, gostou das nossas dicas? 😊

Agora que você já sabe quais são as 6 principais causas da queda capilar e o que fazer, é hora de ir as compras! A queda capilar é um problema enfrentado por muitas pessoas, mas é possível minimizar seus efeitos e manter os cabelos saudáveis e fortes por muito tempo.

Se você busca cabelos bonitos, saudáveis e livres de queda, experimente um dos melhores produtos para combater a queda capilar e sinta a diferença!

Boas compras!

Você também pode gostar

Rolar para cima