aziinn

Encontre tudo que você precisa para ser Fabulosa!

Caspa: Tudo que você precisa saber para combatê-la

caspa

Ah, a caspa! Um probleminha chato que assombra milhões de pessoas e que pode ser um verdadeiro incômodo, causando descamação e deixando aqueles flocos brancos espalhados pelo cabelo e pelas roupas. Se você sofre com esse probleminha, não se preocupe! Neste artigo, vamos mergulhar de cabeça no universo da caspa, revelando todos os segredos que você precisa saber e para mandá-la embora de uma vez por todas.

Happy Hair Virginia Fonseca

O que é caspa?

Primeiro de tudo, vamos entender o que é a caspa: A caspa é um problema que ocorre no couro cabeludo e se caracteriza pela descamação excessiva. Isso significa que algumas “casquinhas” se formam e ficam grudadas no couro cabeludo – às vezes caindo dos fios – e geralmente, vem acompanhada de coceira, irritação e vermelhidão na área afetada.

Apesar de ser um problema bastante comum, (acredite, você não está sozinha!) ainda não sabemos exatamente o que causa a caspa. No entanto, existem alguns fatores que podem contribuir para o seu surgimento. Um deles é a presença de um fungo chamado Malassezia, que vive no couro cabeludo.

Além disso, a produção excessiva de óleo pelas glândulas sebáceas, – que são responsáveis por lubrificar o cabelo, – também pode estar envolvida no aparecimento da caspa. E por último – mas não menos importante – há a sensibilidade a certos produtos capilares, como shampoos ou condicionadores, que podem irritar o couro cabeludo e desencadear a descamação.

Sintomas da caspa

Se você sofre com caspa, provavelmente já observou os seguintes sintomas:

  • Descamação do couro cabeludo
  • Coceira
  • Vermelhidão

Como combater a caspa?

Preparada para saber como combater a caspa? Dê uma olhadinha nas dicas que selecionamos para você:

Escolha o shampoo certo

Nunca subestime o poder de um bom shampoo anticaspa. Eles serão seus aliados na luta contra a descamação e a irritação no couro cabeludo.

Fuja da água quente

A água quente pode ser uma delícia no friozinho, mas ela pode ressecar o couro cabeludo, aumentar a produção de óleo e, claro, piorar a caspa. Por isso, ao lavar o cabelo, opte por uma água mais morninha ou fria para manter a saúde do couro cabeludo em dia, combinado?

Diga adeus a produtos agressivos

Evite produtos capilares agressivos, pois eles podem irritar ainda mais o couro cabeludo e agravar a caspa. Ao invés disso, escolha produtos mais suaves – os shampoos sem sulfato são uma ótima pedida – e não exagere no uso de química nos fios.

Alimentação equilibrada, sempre!

Você já ouviu o ditado “você é o que você come”? Pois é, uma dieta saudável e equilibrada também contribui para a saúde do seu couro cabeludo. Por isso, invista em frutas, legumes, peixes e nozes, que são ricos em vitaminas, minerais e ácidos graxos ômega-3. Seu cabelo e couro cabeludo agradecem!

Como combater a caspa?
Imagem: Canva

Zen mode

Lembre-se: O estresse não é amigo da caspa, muito pelo contrário! Ele pode desencadear ou piorar ainda mais o problema. Por isso, encontre formas saudáveis de como lidar com o estresse, afinal de contas, ao cuidar da sua mente você também cuida do seu couro cabeludo.

Não coce!

Coçar o couro cabeludo só vai piorar a situação. Evite essa tentação e, caso a coceira seja intensa, procure um tratamento adequado para aliviar os sintomas.

Hidratação é tudo!

A hidratação é um segredo valioso para reduzir a descamação. Beber água suficiente ao longo do dia é importante não apenas para a sua saúde geral, mas também para manter a pele e o couro cabeludo hidratados.

Cuidado com o calor

Se você é fã de ferramentas térmicas, saiba que secadores e chapinhas em excesso podem ressecar o couro cabeludo e agravar a caspa ainda mais. Por isso, use essas ferramentas com moderação e sempre aplique um protetore térmico para minimizar os danos.

Remédios caseiros para caspa

Se você é fã de receitinhas caseiras, chegou o seu momento de brilhar! O vinagre de maçã é um excelente aliado no combate contra a caspa e vamos te mostrar como usá-lo de maneira certa para desfrutar de seus benefícios:

Benefícios do vinagre de maçã para a caspa

O vinagre de maçã contém propriedades antimicrobianas e antifúngicas, o que significa que ele ajuda a combater os fungos e microorganismos associados à caspa. E não é só isso! O vinagre de maçã tem um pH ácido, semelhante ao pH natural do couro cabeludo saudável. Ou seja: ele pode equilibrar o pH do couro cabeludo, diminuindo a coceira e a descamação.

Como usar o vinagre de maçã para combater a caspa

O vinagre de maçã pode ser um bom aliado para combater a caspa
O vinagre de maçã pode ser um bom aliado para combater a caspa! (Imagem: Canva)
  • Antes de tudo, lembre-se de diluir o vinagre de maçã para evitar qualquer desconforto. – vamos evitar usar vinagre de maçã puro diretamente no couro cabeludo, pois sua acidez pode causar irritação, combinado? –
    Misture o vinagre de maçã com um pouco de água. Você pode usar 1/4 de xícara de vinagre de maçã e 3/4 de xícara de água.
  • Após lavar o cabelo com um shampoo suave, despeje a solução de vinagre de maçã diluído sobre o couro cabeludo. Massageie suavemente por alguns minutos. Ah, não se esqueça de evitar a área dos olhos!
  • Agora, é hora de deixar o vinagre de maçã fazer sua mágica. Deixe-o agir por cerca de 5 a 10 minutos, permitindo que penetre profundamente e ajude a combater os incômodos causados pela caspa.
  • Depois do tempo de espera, enxágue abundantemente o cabelo com água morna E aqui vem um toque final: aplique um condicionador leve nas pontas para evitar qualquer ressecamento. O resultado? Nada menos do que um cabelo incrível e um couro cabeludo mais saudável!

Quer descobrir quais produtinhos podem dar um fim de vez à sua caspa + um passo a passo simples para combatê-la? 🙆‍♀️ Clique aqui.

Conclusão

E aí, gostou das nossas dicas? 😊

Agora que você já sabe tudo que precisa para combater a caspa, é hora de ir às compras!

A caspa é uma condição comum que afeta a saúde do nosso couro cabeludo – e consequentemente, a saúde dos nossos fios. – Por isso, se você sofre com esse mal, não deixe de seguir nossas dicas e experimentar um desses produtinhos para sentir a diferença!

Você também pode gostar

Rolar para cima