aziinn

Encontre tudo que você precisa para ser Fabulosa!

Como montar um cronograma capilar de maneira fácil

Como montar um cronograma capilar de maneira fácil

O que é cronograma capilar?

O cronograma capilar é uma técnica de cuidados com o cabelo que se concentra em fornecer nutrientes específicos ao cabelo em diferentes etapas para melhorar a saúde e aparência das madeixas. O cronograma normalmente é composto por três etapas principais: hidratação, nutrição e reconstrução.

Happy Hair Virginia Fonseca

Identifique seu tipo de cabelo

Identificar o seu tipo de cabelo é importante para saber quais tipos de produto comprar para seu cronograma capilar. Alguns dos principais tipos de cabelos incluem:

  • Liso
  • Ondulado
  • Cacheado
  • Crespo
  • Oleoso
  • Seco
  • Misto

Antes de comprar qualquer produto, certifique-se de que ele é adequado para seu tipo de cabelo.

cronograma capilar
Identificar seu tipo de cabelo é importante para saber suas necessidades (Imagem: Canva)

Etapas do cronograma capilar

Ao seguir um cronograma capilar com etapas bem definidas, é possível fornecer aos cabelos os cuidados necessários para mantê-los saudáveis e bonitos.

Hidratação

Na etapa de hidratação o objetivo é fornecer água ao cabelo, deixando-o mais macio e flexível. A água do cabelo é naturalmente perdida devido a fatores externos, como o sol, o vento, a poluição, o uso excessivo de produtos químicos e o calor emitido por ferramentas térmicas.

Como montar um cronograma capilar de maneira fácil
A hidratação é, sem dúvidas, a etapa mais importante do cronograma capilar (Imagem: Canva)

A perda de água provoca pontas duplas, cabelos quebradiços, secos e opacos, por isso a hidratação é tão importante. Ela não só ajuda a repor a umidade perdida como também ajuda a melhorar a textura do cabelo, tornando-o mais fácil de pentear e macio.

Ou seja, quanto mais seco for o cabelo, maior tem que ser a performance da máscara hidratante. Isso significa que é importante investir em uma máscara hidratante que entregue o que o cabelo precisa.

Máscaras profissionais tendem a ser melhores em termos de qualidade e consequentemente, resultado. Por isso, invista em uma máscara com boa reputação.

Nutrição

Na etapa de nutrição, o objetivo é fornecer nutrientes ao cabelo para fortalecê-lo e ajudá-lo a crescer de forma saudável. Isso é feito através de máscaras nutritivas, que tem o objetivo de devolver o óleo, as vitaminas e os minerais que são perdidos pelas madeixas.

A nutrição é crucial para a saúde e beleza dos fios porque os cabelos são compostos principalmente de proteínas e gorduras, e precisam de uma variedade de nutrientes para mantê-los fortes, saudáveis e brilhantes.

Como montar um cronograma capilar de maneira fácil
Imagem: Canva

Sem a nutrição adequada, o cabelo pode ficar fraco e sem vida. A falta de nutrientes também leva a problemas como a queda e crescimento lento.

Além disso, a nutrição também é importante para manter a saúde do couro cabeludo, que é responsável por produzir novos fios.

Incorporar fontes de nutrientes saudáveis em sua dieta, como frutas, verduras, grãos integrais e proteínas magras, é uma ótima maneira de permitir que o cabelo receba a nutrição adequada, mas além disso, é muito importante introduzir uma máscara nutritiva na sua rotina de cuidados com os fios.

Isso porque, os componentes presentes nos alimentos podem ser insuficientes para provocar a mudança desejada nos seus cabelos.

Reconstrução

A reconstrução capilar é importante porque ajuda a restaurar a saúde e a força dos cabelos danificados por coloração, alisamentos químicos, chapinhas e secadores.

Ela ajuda a reparar a camada externa dos fios (a cutícula), prevenindo futuros danos e protegendo contra agentes externos nocivos. Ou seja, quanto mais você danifica o cabelo, mais potente precisa ser sua máscara reconstrutora.

Além disso, a reconstrução capilar também ajuda a tratar problemas específicos, como cabelos secos, oleosos ou danificados, oferecendo tratamentos direcionados para cada tipo de cabelo.

máscara reconstrutora
A reconstrução é importante especialmente para cabelos danificados por processos químicos (Imagem: Canva)

Como montar o cronograma capilar de um jeito fácil?

Em termos gerais, esses dois componentes (hidratação e nutrição) não se limitam às particularidades de cada cabelo, porque estão associados às necessidades básicas que todos os tipos de cabelo precisam.

Como mencionamos acima, a hidratação é a água (umidade) do cabelo, enquanto a nutrição é o óleo. Ambos representam uma importância expressiva na saúde capilar, portanto, você vai precisar de duas máscaras: uma nutritiva e uma hidratante.

Reserve um dia da semana para fazer a hidratação e um dia de outra semana para fazer a nutrição. Para potencializar a absorção das máscaras, você pode usar um shampoo e condicionador neutro (ou micelar, tanto faz) no dia da aplicação.

Ou seja, lave o cabelo com shampoo neutro ou micelar, aplique a máscara hidratante (ou nutritiva), mantenha-a nos cabelos de 10 a 15 minutos, enxágue e aplique o condicionador neutro ou micelar, para selar as cutículas dos fios. Repita esse mesmo processo na semana seguinte com a máscara nutritiva.

E na terceira semana, use uma máscara reconstrutora.

cronograma capilar
Lembre-se: os cuidados com as madeixas devem ser constantes para garantir resultados satisfatórios! (Imagem: Canva)

Dicas para cuidados diários

Além de separar um dia da semana para cada máscara, você também deve ter cuidados diários para manter a saúde dos fios. Entre as dicas mais eficientes, podemos destacar:

  • Use um protetor térmico antes de usar ferramentas de calor para proteger os cabelos do calor excessivo.
  • Corte as pontas do cabelo regularmente para evitar quebras e pontas duplas.
  • Use um óleo capilar para nutrir e hidratar os cabelos, especialmente nas pontas.
  • Evite dormir com os cabelos molhados, pois isso pode causar quebra e pontas duplas.
  • Lave o cabelo com a frequência adequada, pois a lavagem excessiva pode retirar a oleosidade natural dos cabelos e ressecá-los, enquanto a lavagem insuficiente pode acumular sujeira e oleosidade no couro cabeludo.

Veja também: Dicas essenciais para cuidar dos cabelos em casa

*Dica extra* Faça rodízio de shampoos!

Fazer o rodízio de shampoos ajuda a prevenir a adaptação do cabelo a um produto específico. Com o tempo, o cabelo pode se acostumar com a mesma fórmula de shampoo e deixar de responder adequadamente aos seus ingredientes.

Alternar entre diferentes tipos de shampoos evita essa adaptação e garante que os cabelos continuem a se beneficiar dos ingredientes ativos em diferentes produtos.

Algumas opções de shampoos para usar no rodízio são:

  • Hidratante
  • Nutritivo
  • Reconstrutor
  • Micelar (ou neutro)
  • Um shampoo para atender às necessidades específicas do seu cabelo. Por exemplo, se você tem cabelos tingidos, um shampoo para cabelos coloridos seria uma boa opção.

Outra dica é que os shampoos sempre sejam usados com seus pares de condicionador. Isso é importante porque shampoo e condicionador são produtos complementares, que foram desenvolvidos para serem usados juntos.

Cada linha de produtos, seja para hidratação, nutrição ou reconstrução, possui um shampoo e um condicionador específico que trabalham juntos para atingir os melhores resultados.

cronograma capilar
Imagem: Canva

Ainda com dúvidas? A gente te ajuda! Se inscreva na nossa newsletter e receba nosso Ebook gratuito! Nele, você vai aprender dicas maravilhosas de como montar um cronograma capilar + dicas de produtinhos babado, tudo isso com um passo a passo super simples.

Conclusão

E aí, gostou das nossas dicas? 😊

Agora que você já sabe como montar um cronograma capilar, é hora de ir às compras! Através do cronograma capilar, é possível oferecer ao cabelo os nutrientes e a hidratação que ele precisa para se manter saudável.

Se você busca cabelos com brilho, saudáveis e macios, experimente essas dicas, invista em uma boa máscara capilar e sinta a diferença!

Boas compras!

Você também pode gostar

Rolar para cima