aziinn

Encontre tudo que você precisa para ser Fabulosa!

Cronograma Capilar para Cabelos Finos

Cronograma Capilar para Cabelos Finos

Seu cabelo fino está pedindo socorro? Acredite, você não está sozinha! Por isso, trouxemos o Cronograma Capilar para Cabelos Finos, um manual que vai dar aquele up de força, volume e hidratação nos seus fios. Vem com a gente!

Por que fazer um cronograma capilar para cabelos finos?

Se você está se perguntando por que investir em um cronograma capilar, a gente te explica. Primeiramente, saiba que os cabelos finos têm uma natureza mais delicada e, por isso, são mais suscetíveis à quebra. Sabe aquele momento desesperador quando você penteia o cabelo e nota vários fiozinhos no chão? Pois é, isso acontece porque o cabelo fino não tem a mesma resistência que outros tipos de fio.

Além disso, quem tem cabelo fino sabe o drama que é tentar dar volume aos fios, e ao invés disso, ter um cabelo com aparência mais rala. A falta de volume pode ser uma realidade constante, mas com um bom cronograma capilar, isso vai mudar!

O que é um cronograma capilar?

Cronograma capilar é uma rotina de cuidados com os cabelos que tem como objetivo hidratar, nutrir e reconstruir os fios. Cada uma dessas etapas traz benefícios específicos para a saúde capilar e, quando realizadas em conjunto e de forma frequente, melhoram significativamente a aparência do cabelo.

Para entender melhor como funciona um cronograma capilar, é importante saber que os fios são compostos por proteína, água e óleo. A principal proteína é a queratina, uma proteína fibrosa que é responsável por dar força e estrutura ao cabelo. É ela que faz com que nossos fios sejam resistentes e, ao mesmo tempo, flexíveis.

Agora, vamos falar de água. Sim, acredite se quiser, mas uma boa parte do nosso cabelo é composta por água! Ela é essencial para manter os fios hidratados, saudáveis e com aquele brilho irresistível. Por isso, quando o cabelo está ressecado, muitas vezes é porque ele está precisando de uma boa dose de hidratação.

E, por último, mas não menos importante, o óleo. Nosso couro cabeludo produz naturalmente – pasmem – um óleo chamado sebo, que tem a função de proteger e nutrir os fios. Em alguns cabelos, como os lisos, esse óleo se distribui mais facilmente ao longo do fio, enquanto em outros, como os cacheados, ele pode ter mais dificuldade de chegar até as pontinhas.

No entanto, fatores como o uso excessivo de químicas, exposição ao sol e à poluição, além de uma má alimentação e falta de cuidados capilares, podem comprometer esses 3 componentes e deixar nossos cabelos ressecados, quebradiços e sem brilho. Mas não se preocupe! Ao montar um cronograma capilar bem estruturado, seguindo etapas certinhas para seu tipo de cabelo, a gente consegue devolver a saúde dos fios e deixá-los com uma aparência mais bonita e saudável.

Etapa de hidratação no Cronograma Capilar

Na etapa de hidratação do cronograma capilar, o objetivo é repor a água e a umidade natural dos fios. Para isso, é indicado o uso de máscaras hidratantes que contenham ingredientes emolientes como o pantenol, a glicerina, aloe vera, ácido hialurônico, entre outros. Esses componentes ajudam a reter a água no interior do fio, restaurando a sua elasticidade e aquele cabelo soltinho que a gente ama. Mas é claro, além do uso das máscaras hidratantes, é importante manter uma alimentação balanceada e ingerir bastante água para potencializar os resultados da hidratação e manter os cabelos saudáveis de dentro para fora.

Cabelos finos precisam de hidratação?

Sim! Cabelos finos precisam de hidratação, pois eles também sofrem com os danos do dia a dia, como poluição, sol e uso excessivo de ferramentas térmicas. E, acredite, eles podem ficar ressecados e quebradiços tão facilmente quanto qualquer outro tipo de cabelo. Por isso, a hidratação é super necessária!

Em que tipo de máscara investir?

Meninas, para que a hidratação tenha um efeito mara em cabelos finos, é super importante que a máscara tenha performance profissional. Por que? Bem, para que a hidratação penetre no fio fino, é importante que a molécula da máscara seja pequena.

Quando falamos de moléculas pequenas, estamos falando de produtos que conseguem penetrar com mais facilidade e profundidade no fio. Imagina que o seu cabelo é como uma porta estreita e as moléculas são as visitas. Se a visita for muito grande, não vai conseguir entrar, não é? Agora, se for pequenina, sim.

Por isso, para os cabelos finos, o investimento em máscaras de alta performance é essencial. Essas máscaras tem moléculas menores e vão além da superfície para tratar o cabelo de dentro para fora, garantindo a hidratação necessária. E o resultado? Fios mais fortes, saudáveis e com aquele brilho que a gente ama!

Qual a frequência de hidratação em cabelos finos?

Em geral, uma boa regrinha é hidratar a cada semana. Agora, se você sente que seus fios estão super ressecados, pode aumentar essa frequência para duas vezes por semana.

Máscaras Recomendadas para a etapa da hidratação

Quer se jogar na hidratação, mas não sabe por onde começar? Dê uma olhadinha nas nossas sugestões a seguir:

Máscaras de hidrataçãoDescrição
Kérastase Densifique Densité – Máscara Capilar 200mlMáscara específica para cabelos finos. Possui textura em gel delicada que proporciona brilho e maciez. Seus fios ficam mais densos, encorpados e sedosos.
Redken All Soft Heavy Cream – Máscara Capilar 250mlAjuda a reparar os danos e fortalece a fibra capilar, deixando os fios resistentes, macios e mais disciplinados.
Truss Net Mask – Máscara Capilar 550gSela as cutículas, prolonga a hidratação e intensifica o brilho do cabelo. Seus ativos regeneram os fios danificados, que voltam a ter um aspecto saudável.

Etapa de nutrição do cronograma capilar

A segunda etapa do cronograma capilar é a de nutrição. Essa etapa é importante para repor os lipídios e os nutrientes que o cabelo perde diariamente. É com a nutrição que deixamos os cabelos mais fortes e menos frágeis, evitando a quebra.

Os produtinhos utilizados nessa etapa devem ser ricos em óleos vegetais, manteigas e ceramidas. Óleos vegetais, como o óleo de coco e o óleo de argan, são excelentes para repor a oleosidade natural dos cabelos, trazendo brilho e maciez. Manteigas, como a de karité, ajudam a nutrir os fios e a deixá-los mais saudáveis. Já as ceramidas ajudam a selar a cutícula do cabelo, mantendo a hidratação e a nutrição dentro dos fios.

Cabelos finos precisam de Nutrição?

Sim! cabelos finos clamam por nutrição! Eles podem ser naturalmente mais frágeis e suscetíveis a danos, então nutrir é essencial para fortalecer e dar aquele up na saúde dos fios.

Qual a frequência de nutrição em cabelos finos?

Em cabelos finos, recomendamos a nutrição pelo menos 1 vez por mês.

Máscaras recomendados para a etapa de nutrição

Você se convenceu de que nutrição é necessária e decidiu investir naquela máscara incrível, mas não sabe qual escolher? A gente te ajuda! Confira nossas sugestões:

Máscaras NutritivasDescrição
Wella Professionals Invigo Nutri-EnrichRestaura a saúde dos fios e ainda garante um toque sedoso e muito brilho. 
Nutritive Máscara Masquintense, KérastasePromove um tratamento de nutrição intensa, sem pesar nos fios.
Keune Care Vital Nutrition Cabelo restaurado, mais maleável e com brilho.

Etapa de reconstrução do cronograma capilar

A etapa de reconstrução é o cremè de lá cremè para quem tem cabelos danificados por químicas sucessivas, pelo calor de ferramentas térmicas e descoloração. Essa etapa tem como objetivo repor a massa capilar, devolvendo a força e a resistência aos cabelos.

Normalmente, a reconstrução é feita com produtos que contém queratina e outras proteínas (proteína da seda, proteína do trigo e proteína da soja). Mas é importante lembrar que o excesso de queratina pode deixar o cabelo rígido e quebradiço, por isso, é recomendado não exagerar, combinado? Uma dica é intercalar a reconstrução com outras etapas do cronograma capilar, como a hidratação e nutrição, para evitar o excesso de queratina e manter o equilíbrio dos fios.

Cabelos finos precisam de Reconstrução?

Sim! Cabelos finos, por serem mais frágeis, podem sofrer danos com mais facilidade. E aí entra a reconstrução! Ela é a queridinha quando o assunto é devolver a força e resistência para os fios.

Qual a frequência de reconstrução em cabelos finos?

Uma vês por mês.

Máscaras Recomendadas para a etapa da reconstrução

Máscaras ReconstrutorasDescrição
L’Oréal Professionnel Serie Expert Absolut Repair Gold Quinoa + ProteinAtua na reparação da fibra capilar extremamente fragilizada para que o cabelo revele uma aparência mais saudável. Seu visual ganha muito mais brilho e um toque macio incrível.
Kérastase Résistance Thérapiste – Máscara Capilar 200mlRenova a qualidade dos fios desde seu interior. Reconstrói as fibras que sofrem processos agressivos químicos ou mecânicos e ficam sensibilizadas.
Truss Uso Obrigatório – Tratamento Reconstrutor 260mlRecupera o aspecto saudável do cabelo quimicamente tratado, enquanto disciplina os fios, protege do calor do secador e evita a formação de pontas duplas.

Rodízio de Shampoos e sua importância no Cronograma Capilar para cabelos cacheados

O que é o Rodízio de Shampoos?

Sabe quando você tem aquele shampoo maravilhoso que no começo deixa seu cabelo divino, mas depois de um tempo parece que ele não faz mais o mesmo efeito? Pois é, seu cabelo não estão de birra com você! O que acontece é que, às vezes, o cabelo se satura com os componentes de um produto e, por isso, o efeito não é mais o mesmo. A solução? Rodízio de shampoos!

  1. Diversidade de Benefícios:
    • Cada shampoo tem seus próprios ingredientes e benefícios.
    • Ao alternar, seu cabelo recebe uma variedade de nutrientes e tratamentos.
  2. Exemplos de Rodízio:
    • Shampoo Fortalecedor: Para dias que os fios precisam de mais resistência.
    • Shampoo Detox: Ideal para uma limpeza mais profunda.
    • Shampoo Hidratante: Para dias em que os fios estão mais ressecados.

Cronograma Capilar para Cabelos Finos

Primeira SemanaPrimeira lavagemSegunda LavagemTerceira Lavagem
Shampoo e condicionador hidratantesShampoo Micelar + Máscara hidratante + Condicionador MicelarShampoo Fortalecedor + Condicionador Fortalecedor
Segunda SemanaPrimeira LavagemSegunda LavagemTerceira Lavagem
Shampoo e condicionador hidratantesShampoo Micelar + Máscara hidratante + Condicionador MicelarShampoo Antirresíduo + Condicionador Antirresíduo
Terceira SemanaPrimeira LavagemSegunda LavagemTerceira Lavagem
Shampoo e condicionador hidratantesShampoo Micelar + Máscara Nutritiva + Condicionador MicelarShampoo Fortalecedor + Condicionador Fortalecedor
Quarta SemanaPrimeira LavagemSegunda LavagemTerceira Lavagem
Shampoo e condicionador hidratantesShampoo Micelar + Máscara reconstrutora + Condicionador MicelarShampoo Antirresíduo + Condicionador Antirresíduo

Recomendação de Shampoos e Condicionadores

Dica de ouro: Sempre que possível, use o shampoo e o condicionador da mesma linha, pois eles têm ingredientes que se complementam e trabalham juntos para deixar seu cabelo com o equilíbrio certo.

Shampoo e Condicionador HidratantesKit Pantene Hidratação Shampoo + Condicionador
Shampoo e Condicionador MicelarKit Pantene Micelar Shampoo + Condicionador
Shampoo e Condicionador FortalecedorTruss Active Structure Shampoo -300ml
Shampoo e Condicionador AntirresíduoTruss Kit Equilibrium Duo

Cuidados extras para Cabelos Finos

  • Evite Químicas Fortes: Colorações e alisamentos podem fragilizar ainda mais os fios. Se quiser mudar o visual, opte por técnicas mais suaves.
  • Corte é Vida: Um bom corte pode fazer maravilhas para cabelos finos. Camadas leves dão volume e movimento, deixando o visual super fresh.
  • Penteie com Delicadeza: Opte por pentes de dentes largos e sempre desembarace os cabelos com cuidado, começando pelas pontas.

Outros produtos recomendados para Cabelos Finos

Cronograma Capilar para Cabelos Finos

Não esqueça o protetor térmico!

O protetor térmico é aquele produto que não pode faltar na sua prateleira. Cabelos finos são naturalmente mais frágeis ao calor e podem sofrer horrores com ferramentas térmicas. O protetor térmico protege o fio e garante que ele fique saudável e brilhante. Então, não deixem de usá-lo, combinado?

Tônico Capilar

E por último – mas não menos importante – vamos dar um boost de força e crescimento nos fios com o tônico capilar. Ele vai servir como complemento ao shampoo fortalecedor e pode ser usado de várias formas. O nosso favorito da vida tem sido esse tônico capilar da Lola Cosmetics. E sim meninas, ele é tudo isso que estão dizendo por aí.

Você também pode gostar

Rolar para cima