aziinn

Encontre tudo que você precisa para ser Fabulosa!

Cabelos Finos: Como Evitar a Quebra e Fortalecer os Fios

Cabelos Finos Como Evitar a Quebra e Fortalecer os Fios

Se você é da turma dos cabelos finos, sabe que o desafio é real! Mas não se desespere! No post de hoje “Cabelos Finos: Dicas para Evitar a Quebra e Fortalecer os Fios”, vamos falar sobre dicas para fortalecer esses fios e dar a eles o volume e força que você sempre quis. Acompanhe a leitura.

Por que cabelos finos são mais propensos à quebra?

Para responder a essa pergunta, vamos entender primeiro a estrutura do nosso cabelo. Cada fio é formado por camadas, e nos cabelos finos, essas camadas são naturalmente mais frágeis e menos densas. Isso significa que eles têm menos camada de cutícula protegendo o córtex capilar. Resultado? Eles ficam mais vulneráveis a danos externos, sejam eles causados pelo sol, poluição, ferramentas térmicas ou até mesmo penteados muito apertados.

Além disso, os cabelos finos tendem a ter menos oleosidade natural distribuída ao longo do fio. E, acredite, essa oleosidade é essencial para a saúde do cabelo! Sem ela, os fios finos podem se tornar mais secos e, consequentemente, ainda mais frágeis.

Outro ponto a considerar é que, muitas vezes, quem tem cabelo fino busca volume e textura através de produtos e tratamentos químicos. Enquanto esses produtinhos podem dar aquele up no visual, eles também podem comprometer a integridade do fio se usados em excesso ou sem os devidos cuidados. Então, em resumo, a combinação da estrutura frágil, menor proteção natural e exposição a agressões externas faz com que os cabelos finos sejam mais suscetíveis à quebra. Mas não se preocupe! Com as dicas certas e um pouquinho de cuidado, seus fios podem ganhar força e resistência.

Cabelos Finos: Como Evitar a Quebra e Fortalecer os Fios

Kerastase-Densifique-tratamento-para-densidade-e-volume-cabelos-finos

1. Hidratação

A hidratação é o primeiro passo para fortalecer o cabelo. Ela repõe a água dos fios, garantindo que eles fiquem macios, brilhantes e maleáveis. Cabelos finos, por serem naturalmente mais vulneráveis, podem perder essa umidade com facilidade, tornando-se secos e quebradiços. Ao investir em uma boa máscara de hidratação, você está devolvendo vida e movimento para as madeixas, além de criar uma barreira protetora que evita a perda de água. Resultado? Cabelos mais saudáveis e com aquele balanço de dar inveja!

2. Nutrição

A nutrição é a etapa responsável por repor os lipídios e óleos essenciais que o cabelo perde no dia a dia. E por que isso é tão importante para cabelos finos? Simples: os lipídios atuam como uma espécie de “cimento” entre as cutículas capilares, mantendo os fios unidos e protegidos. Ao nutrir, você está fortalecendo essa estrutura, tornando o cabelo menos propenso à quebra e ao frizz. Além disso, a nutrição garante aquele brilho mara e um toque sedoso irresistível.

Aí você se pergunta: mas como fazer a nutrição capilar? A gente recomenda a umectação, que consiste em aplicar um óleo vegetal no cabelo (o óleo de coco é o queridinho nesse assunto).

3. Linha Pantene Bambu

A gente não poderia deixar de falar sobre essa linha Bambu da Pantene que é babadeira quando o assunto é fortalecer e nutrir os fios. Inclusive, já tem resenha dela aqui, caso você queira dar uma olhadinha.

O segredo dessa linha está em sua composição, que conta com óleo de rícino, cafeína e extrato de bambu. Todos os componentes (pasmem!) são incríveis quando o assunto é fortalecer e estimular o crescimento saudável dos fios.

A cafeína estimula a circulação sanguínea no couro cabeludo, o que pode ajudar no crescimento e fortalecimento dos cabelos. Além de combater a queda e dá aquela acordada nos folículos capilares.

Já o extrato de Bambu é rico em aminoácidos e minerais, que ajudam a fortalecer e reconstruir a fibra capilar. E por fim, mas não menos importante, o óleo de rícino, que é mega hidratante e tem propriedades que fortalecem o cabelo desde a raiz até as pontas.

Ou seja, se você quer um cabelão de sereia, vale super a pena investir nessa linha. E o melhor de tudo? Ela é super baratinha!

Como usar a linha Pantene Bambu

Você se convenceu que a linha Pantene Bambu traz benefícios para os cabelos finos e resolveu experimentar. Agora, atenção: você vai incluir esse shampoo e condicionador no seu rodízio de shampoos. Nada de só usar esse shampoo, combinado? Quando a gente usa somente 1 shampoo, nosso cabelo fica saturado com os componentes dele e com o tempo, pára de responder aos seus benefícios.

4. Óleo de hortelã-pimenta

Se você é fã de produtinhos naturais, o óleo de hortelã vai ser seu novo melhor amigo. Ele vai servir para dar um boost de crescimento capilar, além de estimular o aparecimento de novos fiozinhos. Ou seja, se você tem cabelos ralos, pode apostar nesse óleo sem medo!

Como o óleo de hortelã-pimenta age?

Quando aplicado no couro cabeludo, o óleo de hortelã-pimenta cria uma sensação de formigamento. Esse sensação é ele trabalhando para aumentar a circulação sanguínea na área. Com mais sangue fluindo, os folículos capilares recebem mais nutrientes e oxigênio, o que pode incentivar o crescimento dos fios.

O mais legal é que existe um estudo publicado na PuBMed que se propôs a estudar o efeito do óleo de hortelã-pimenta no crescimento capilar.

Eles pegaram um grupo de camundongos e dividiram em 4 times. Cada time recebeu um tratamento diferente no couro cabeludo: água com sal, óleo de jojoba, minoxidil (aquele remédio famosinho para queda de cabelo) e, claro, nosso queridinho óleo de hortelã-pimenta. Durante um mês, eles observaram qual tratamento teve maior êxito.

O que eles descobriram? O time do óleo de hortelã-pimenta ARRASOU! Eles tiveram um crescimento de cabelo expressivo, com cabelos mais grossos e mais folículos capilares. E pasmem, o resultado foi ainda mais satisfatório do que o time de camundongos que usaram minoxidil!

Quer conferir o artigo original? Clica aqui!

Como usar o óleo de hortelã-pimenta?

Diluição é a Palavra-Chave: Por ser super concentrado e potente, o óleo de hortelã-pimenta não deve ser aplicado diretamente no couro cabeludo. Isso porque ele pode causar irritações ou uma sensação de queimação. Por isso, antes de usá-lo, dilua algumas gotinhas em um óleo base, como o óleo de coco, jojoba ou até mesmo azeite de oliva. Essa misturinha não só protege sua pele do couro cabeludo, mas também potencializa os benefícios!

Quantidade Certinha: Para cada 30ml de óleo base (como o óleo de coco, jojoba ou azeite de oliva), adicione cerca de 2 gotas de óleo de hortelã-pimenta. Essa proporção garante que você obtenha todos os benefícios do óleo essencial sem correr o risco de irritações.

No Shampoo: Sim, você pode adicionar o óleo de hortelã-pimenta ao seu shampoo! Ao fazer isso, você transforma seu shampoo comum em elixir de crescimento. Quando for lavar o cabelo, adicione 2 gotinhas do óleo hortelã pimenta na palma da mão, juntamente com a quantidade de shampoo habitual para lavar o cabelo.

4. Chá de folha de Bambu 

Isso mesmo! O mesmo bambu usado para a composição da linha Pantene, vai dar origem a esse chá incrível para a saúde dos nossos fios! 

As folhas de bambu são ricas em silício, um mineral maravilhoso que dá força e elasticidade ao cabelo. Quando você consome o chá de folha de bambu, está dando ao seu corpo uma dose extra de silício. Esse mineral ajuda a fortalecer os fios desde o interior, tornando-os mais resistentes à quebra e dando aquele brilho que a gente ama. Além disso, o silício também ajuda a melhorar a textura do cabelo, deixando-o mais macio e sedoso. E a melhor parte? O chá de folha de bambu também é rico em antioxidantes, que protegem os cabelos dos danos causados por fatores externos, como poluição e raios UV. Ou seja, ele é como um escudo protetor para os fios finos!

5. Vitamina D

Você já parou para pensar no poder da vitamina D para os fios? Se ainda não, prepare-se para uma revelação que vai fazer você querer tomar um solzinho todos os dias!

A vitamina D é essencial para a saúde de todo o nosso corpo, inclusive do nosso couro cabeludo. Ela tem um papel super importante na renovação das células e, adivinha só, isso inclui as células dos folículos capilares.

Quando temos a quantidade certa de vitamina D no corpo, ela ajuda a criar novos folículos e a manter os já existentes saudáveis. Isso significa que, com mais folículos ativos, temos mais fios crescendo fortes e saudáveis. Então, não deixe de tomar sol (com a devida proteção) combinado?

6. Tenha um tônico capilar!

O tônico capilar dá um boost na força dos fios, especialmente para os cabelos finos. Ele atua diretamente no couro cabeludo, nutrindo e fortalecendo desde a raiz. E falando em tônico poderoso, o nosso favorito da vida tem sido o Rapunzel, da Lola Cosmetics. E sim meninas, ele é tudo isso que estão dizendo por aí e vale cada centavo.

7. Corte regularmente

E por último, não esqueça de cortar as pontinhas do cabelo sempre que puder! Cortes regulares ajudam a eliminar as pontas duplas e quebradiças, evitando que a quebra suba pelo fio. Além disso, ao manter as pontinhas sempre em dia, você garante que seu cabelo cresça com mais vigor e força. Por isso, mesmo que seu sonho seja um cabelão de sereia, não subestime o poder de um bom corte!

Quer ter cabelos fabulosos todos os dias?

  • Cronograma capilar: Quer cuidar do cabelo, mas não sabe por onde começar? A gente te ajuda! Dê uma olhadinha no cronograma capilar para cabelos finos e aprenda as melhores dicas para ter cabelos fabulosos!
  • Máscaras de hidratação: Fazer hidratação capilar é um must na vida de todas nós, por isso, não deixe de conferir as 7 máscaras de hidratação que vão deixar seu cabelo um arraso!

Você também pode gostar

Rolar para cima