aziinn

Encontre tudo que você precisa para ser Fabulosa!

10 dicas infalíveis para controlar a oleosidade nos cabelos

oleosidade-nos-cabelos

Cabelo oleoso por aí? Saiba que você não está sozinha! A oleosidade excessiva é um desafio comum, mas tem solução. Neste artigo, vamos explorar várias dicas úteis para controlar a oleosidade dos cabelos, desde mudanças simples na rotina de cuidados até sugestões de produtos específicos. Prepare-se para dizer adeus ao cabelo oleoso!

Kérastase Spécifique para cabelos oleosos ou mistos

Entendendo a Oleosidade nos cabelos

Primeiro, vamos esclarecer uma coisinha: um pouco de oleosidade é até saudável para seus cabelos. Isso porque o óleo – ou sebo, para os mais íntimos – produzido pelo seu couro cabeludo, age como um hidratante natural, mantendo seus fios protegidos e saudáveis. O problema é quando há produção excessiva dessa substância, tornando seus cabelos pesados, sem volume e com aquele aspecto nada agradável de “sujos”. Então, dê só uma olhadinha nas dicas que separamos para diminuir a oleosidade:

1. Escolha o Shampoo Certo

A escolha do shampoo é a missão número um! Na busca pelo produto ideal, foque naqueles desenvolvidos especificamente para cabelos oleosos. Esses produtinhos são especialistas em limpar profundamente o couro cabeludo e os fios, removendo o excesso de óleo sem ressecar.

Mas aí, você pensa: “Se o shampoo limpa bem, vou usar um montão e ficar livre da oleosidade para sempre!” Bom, não é bem assim. Acredite ou não, lavar o cabelo demais pode acabar sendo um tiro no pé. Isso porque quando você lava o cabelo excessivamente, seu couro cabeludo entra em alerta e pensa: “Estamos ficando sem óleo por aqui! Melhor produzir mais!”. E então, começa a produzir ainda mais óleo para compensar. O resultado? Um ciclo vicioso de oleosidade sem fim. Por isso, mantenha o equilíbrio, combinado?

Cansada de cabelos oleosos e sem vida? Dê uma olhadinha nos 10 melhores shampoos para cabelos oleosos e escolha o seu!

Um shampoo que tem sido um arraso no combate a oleosidade é o Detox, da Tresemme. Esse shampoo é perfeito para cabelos normais a oleosos e elimina todos os resíduos, impurezas e excesso de oleosidade que pesa nos seus fios. E o melhor de tudo? Sua fórmula é potencializada com chá verde, gengibre e proteína do trigo, criando um verdadeiro escudo de proteção contra a oleosidade. Dê adeus ao cabelo oleoso e diga olá para fios frescos, limpos e rejuvenescidos!

Unilever, Shampoo Tresemme Detox Capilar 400Ml

2. Lave os cabelos de maneira certa

Parece básico, eu sei, mas a forma como você lava seus cabelos pode ser um game-changer. Por isso, na hora do banho, aplique o shampoo apenas no couro cabeludo e massageie delicadamente. Isso ajuda a limpar sem incentivar as glândulas sebáceas a produzirem mais óleo. E ao aplicar o condicionador, concentre-se apenas nas pontinhas, combinado? Evite a raiz a todo custo.

3. A temperatura da água faz diferença

Quem resiste a um banho quentinho, não é mesmo? Mas, para o seu cabelo, a água fria é sempre a melhor pedida. Isso porque a água quente pode estimular a produção de óleo, por isso, prefira lavar os cabelos com água morna ou fria. Seu couro cabeludo vai agradecer!

4. Mãos longe dos cabelos!

Pode parecer estranho, mas passar a mão no cabelo o tempo todo pode deixar o cabelo ainda mais oleoso. Isso acontece porque nossas mãos produzem óleo e, ao tocar os fios, estamos transferindo esse óleo para eles. Então, tente manter as mãos longe dos fios o máximo possível, ok?

5. Faça uma limpeza profunda

De tempos em tempos, é bom dar aquele “reset” nos cabelos com uma limpeza profunda. Para isso, você pode usar um shampoo de limpeza profunda (como o próprio nome diz) ou clarificante. Mas atenção! Usar esses produtos com muita frequência pode deixar os fios mais secos do que o Saara, então, equilíbrio.

6. Aposte no poder do Tônico Capilar!

Os tônicos capilares são verdadeiros super-heróis quando o assunto é controle da oleosidade. Eles ajudam a regular a produção de sebo no couro cabeludo e ainda podem fortalecer os fios. Basta aplicar diretamente no couro cabeludo limpo, massagear e… voilà! Cabelos frescos e livres de oleosidade.

Um tônico capilar super legal é o Tea Tree, da Eizz. Seu sucesso está na sua fórmula que inclui Melaleuca, Hortelã, Alecrim, Lavanda e Camomila. Juntos, esses ingredientes agem como uma equipe de super-heróis para o seu couro cabeludo, combatendo a oleosidade, eliminando bactérias e aliviando a coceira.

TÔNICO CAPILAR TEATREE EIZZ 120ML

7. Tenha em mãos um shampoo a seco

Sabe aqueles dias em que seu cabelo acorda com uma vibe super oleosa, mas você está na correria e não tem tempo para lavar? Pois é, nessas horas o shampoo a seco pode ser o herói da pátria. Ele vai sugar o excesso de óleo dos cabelos, deixando-os com uma aparência limpinha e ainda vai dar um volume legal aos seus fios. Mas não abuse! O shampoo a seco não substitui a lavagem tradicional, ok? Ele é apenas um quebra-galho em dias de SOS.

Um shampoo a seco que tem feito muito sucesso entre o público é o Osis+ Refresh Dust Bodifying Dry da Schwarzkoof. Ele ajuda a dar aquela estruturada nos fios, facilitando a vida na hora de pentear e deixando seu cabelo fresco por muito mais tempo. Ou seja: Você não vai mais precisar surtar quando estiver tendo um bad hair day.

Osis+ Refresh Dust Bodifying Dry Shampoo 300ml

Outros preços você encontra aqui

8. Não esqueça o couro cabeludo

Sim meninas, nós tendemos a focar nos fios e muitas vezes esquecemos do couro cabeludo. Mas calma: O esfoliante é um produtinho incrível que pode anular essa falta de cuidado. Isso porque ele ajuda a remover o acúmulo de sebo, deixando o couro cabeludo fresquinho, fresquinho. E ah, ao fazer esfoliação na raiz, a gente também estimula a circulação e (pasmem!) o crescimento capilar. Ou seja, a esfoliação é uma ótima pedida para quem quer aderir ao projeto rapunzel.

O esfoliante Symbiose Micro-Peeling Cellulaire da nossa queridíssima Kérastase, é uma ótima opção para tratar oleosidade, caspa e outros probleminhas do couro cabeludo. Ele remove as células mortas e escamas do couro cabeludo, trazendo alívio para qualquer desconforto de descamação e dando adeus à caspa e à oleosidade. A mágica acontece graças à sua fórmula enriquecida com ácido micro-peeling e grânulos à base de plantas. Ou seja, esse produtinho é tudo sobre purificação e renovação para o seu cabelo.

Kérastase Symbiose Micro-Peeling Cellulaire - Esfoliante Capilar 200ml

Outros preços você encontra aqui

9. Produtos de finalização na medida certa

Se você é a louca dos produtinhos de finalizar, saiba que eles podem deixar o cabelo pesado e mais oleoso. Mas, se você não consegue abandoná-los, use com moderação e prefira aplicá-los nas pontas. E não se esqueça de lavar bem o cabelo após o uso para evitar o acúmulo de resíduos, ok?

10. Umectação, sua nova melhor amiga

A umectação é um método incrível – e super baratinho – no qual a gente usa óleos naturais para dar aquele up nos nossos fios. Agora, você pode estar pensando: “Tratamento com óleo em cabelos oleosos? Nem pensar!” E é aí que você se engana: cabelos oleosos podem se beneficiar (E MUITO!) da umectação, especialmente se ela for feita com óleos mais leves. A umectação pode equilibrar a oleosidade, hidratar, fortalecer os fios e ainda de quebra dar um brilho saudável, sem aquele aspecto oleoso.

Ainda com dúvidas? A gente te ajuda!

Se você quer dar um boost de tratamento nos seus cabelos e controlar a oleosidade de vez, se inscreva na nossa newsletter e receba nosso Ebook gratuito! Nele, você vai aprender dicas maravilhosas de como montar um cronograma capilar + dicas de produtinhos babado, tudo isso com um passo a passo super simples.

Quer ter cabelos fabulosos todos os dias?



Você também pode gostar

Rolar para cima