aziinn

Encontre tudo que você precisa para ser Fabulosa!

Cabelo Oleoso na raiz e Seco nas Pontas: O que fazer?

Cabelo Oleoso na raiz e Seco nas Pontas O que fazer

Se você é do time que tem cabelo oleoso na raiz e seco na pontas, acredite, você não está sozinha nessa! Esse é um dilema enfrentado por várias de nós, mas a boa notícia é que você não precisa mais enfrentá-lo sozinha. Hoje, vamos te ensinar algumas dicas fabulosas para que você consiga equilibrar a oleosidade da raiz e deixar as pontinhas bem hidratadas.

Por que alguns cabelos são oleosos na raiz e seco nas pontas?

Isso acontece por vários motivos. Primeiro, vamos entender um pouquinho como funciona a oleosidade do cabelo: ela é produzida por glândulas sebáceas que ficam no couro cabeludo. Essa oleosidade (pasmem!) é super importante porque protege e lubrifica os fios.

Agora, por que a raiz fica oleosa e as pontinhas secas? Bom, em muitos casos, isso pode ser uma questão de biologia mesmo. Às vezes, essas glândulas sebáceas são hiperativas na raiz, o que significa que elas produzem mais óleo do que o necessário. Porém, esse óleo nem sempre chega até as pontas, especialmente se o cabelo for longo, cacheado ou se tiver passado por tratamentos químicos, como colorações e alisamentos.

Outra razão pode ser a frequência e a forma como lavamos nossos cabelos. Se a gente lava demais, podemos acabar retirando o óleo natural do comprimento e das pontas, deixando-os secos. Mas, se lavamos de menos, a oleosidade pode se acumular na raiz.

Cabelo Oleoso na raiz e Seco nas Pontas: O que fazer?

Kérastase Spécifique para cabelos oleosos ou mistos

1. Use shampoos específicos

Cabelo pesado na raiz e ressecado nas pontas? Isso pede um shampoo que entenda suas necessidades duplas! Por isso, procure produtos que sejam formulados especialmente para cabelos mistos/oleosos.

Além disso, é importante resistir à tentação de lavar os cabelos todos os dias. Eu sei, isso pode ser difícil, mas lavar demais pode realmente incitar as glândulas sebáceas a produzirem ainda mais óleo. Por isso, opte por lavagens em dias alternados. Entre as lavagens, se sentir necessidade, recorra a um bom shampoo seco, que pode ser um ótimo aliado para absorver a oleosidade extra e deixar seu cabelo com um cheirinho delicioso e sensação de cabelo fresquinho.

2. Água na temperatura certa

A água quente pode estimular as glândulas sebáceas do couro cabeludo, então prefira água morna a fria na hora de lavar as madeixas, combinado?

3. hidratação

Pode parecer um paradoxo, mas até mesmo as madeixas oleosas na raiz precisam de hidratação nas pontinhas. Entenda, a oleosidade natural do couro cabeludo raramente alcança as pontas, o que pode deixá-las ressecadas e sedentas por hidratação. E aqui está a mágica da hidratação: ela repõe a umidade perdida, devolve a vida e o brilho – e se você fizer a hidratação com uma máscara adequada, você consegue tudo isso sem pesar nos fios. Por isso, pode se jogar na hidratação sem medo!

4. sérum capilar

Quer dar um boost de tratamento nos fios? O sérum capilar pode te ajudar! Ele vai ser aquele produtinho que a gente usa para equilibrar a oleosidade no couro cabeludo e proporcionar cabelos mais saudáveis e tratados desde a raiz. E a melhor parte? Ele é super versátil (se você não tem tempo de hidratar, é a oportunidade que você estava esperando!), pode ser usado só uma vez no dia e rende horrores.

5. cuidado com a chapinha e o secador

Imagine o calor do verão – gostoso na pele, mas você sabe que precisa do seu protetor solar. Assim é com o calor do secador e da chapinha nos seus cabelos; o calor excessivo é um convite para as glândulas sebáceas entrarem em festa, e isso significa mais óleo na raiz e possível desidratação nas pontas. Por isso, sempre use protetor térmico antes do uso de qualquer ferramenta de calor. E ao usar o secador, prefira o jato de calor médio ou frio, que já é suficiente para secar sem provocar uma superprodução de óleo.

Receita Caseira:

Fã de receitinhas caseiras por aí? Chegou seu momento de brilhar! Máscaras caseiras podem ajudar a equilibrar a oleosidade do couro cabelo, o que é, de fato, ótimo não só para nossos cabelos, como para nossos bolsos! Aloe vera, por exemplo, é DIVA quando o assunto é hidratação.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de gel de babosa (retirado diretamente da folha da planta, se possível);
  • 1 colher de sopa de mel (ele é um ótimo hidratante natural!);
  • 2 colheres de sopa de seu shampoo habitual (de preferência, um neutro ou para cabelos oleosos).

Passo a Passo:

  1. Extração do Gel: Corte uma folha de babosa e com uma colher, retire o gel transparente de dentro dela.
  2. Mistura: Em um potinho, misture o gel de babosa com o mel até que fique homogêneo.
  3. Adição do Shampoo: Acrescente o shampoo à mistura e mexa bem.
  4. Aplicação: Com o cabelo já molhado, aplique a mistura no couro cabeludo e massageie suavemente.
  5. Tempo de Ação: Deixe agir por cerca de 3 a 5 minutos.
  6. Enxágue: Lave o cabelo com água fria ou morna, nunca quente (já falamos sobre isso).
  7. Frequência: Você pode usar essa mistura uma vez por semana.

Essa receitinha é super simples e pode trazer equilíbrio para o couro cabeludo, além de deixar o cabelo um arraso. A babosa tem propriedades que ajudam a regular a produção de sebo, enquanto o mel dá uma hidratada sem deixar pesado. É uma combinação bem legal para tratar os fios sem agredir.

Quer ter Cabelos Fabulosos todos os dias?

A melhor dica é manter uma rotina de cuidados com o cabelo. Fazer um cronograma capilar é uma ótima pedida, e o melhor de tudo é que você pode receber nosso Ebook gratuito se inscrevendo na nossa Newsletter. Nesse Ebook, você vai aprender dicas maravilhosas de como fazer um cronograma capilar + dicas de produtinhos babado, tudo isso em um passo a passo super simples.

Assim, você garante que seus cabelos recebam tudo que precisam para ser saudáveis, fabulosos, e ainda consegue se livrar da oleosidade excessiva!

Você também pode gostar

Rolar para cima