aziinn

Encontre tudo que você precisa para ser Fabulosa!

Tudo que você precisa saber sobre umectação

Tudo que você precisa saber sobre umectação

Já imaginou dar um banho de brilho nos seus cabelos? É isso que a umectação faz! É como se você desse uma super-hidratação nos fios, deixando-os macios, brilhantes e cheios de vida.

E a melhor parte? Dá para fazer a umectação com vários tipos de óleos naturais, como o óleo de coco, o azeite de oliva, o óleo de argan, entre muitos outros. Continue acompanhando a leitura que vamos te explicar tudo que você precisa saber sobre essa prática valiosa para cuidar dos seus cabelos, para que você tenha resultados de salão sem precisar sair de casa!

Happy Hair Virginia Fonseca

Quem pode fazer umectação?

Vamos lá: Alguns tipos de cabelo podem se beneficiar mais da umectação do que outros. Por exemplo, se você tem cabelos ressecados, quebradiços ou com frizz, pode se jogar na umectação sem medo. Os cabelos cacheados e crespos também tendem a ser mais ressecados e precisam de uma dose extra de hidratação, o que significa que a umectação vai ser uma ótima aliada.

Já se você tem cabelos oleosos, a umectação também pode ser feita, mas nesses casos é preciso escolher óleos mais leves, como o óleo de jojoba ou o óleo de semente de uva, e evitar aplicá-los diretamente na raiz dos cabelos.

Com que frequência a umectação deve ser feita?

A frequência certinha para fazer a umectação capilar é uma questão que depende muito do seu tipo de cabelo, do que ele precisa e do seu cronograma capilar. Mas, de forma geral, se você tem cabelos mais secos e cacheados, a umectação pode ser feita uma vez por semana ou a cada duas semanas para garantir que seus fios fiquem hidratados e radiantes.

Já se o seu cabelo é mais oleoso, pode ser que seja necessário uma dose menor, para não pesar nos fios e no couro cabeludo. Nesse caso, fazer a umectação a cada duas ou três semanas pode ser uma boa opção, mas é sempre importante ficar atenta às necessidades do seu cabelo, combinado?

Benefícios da umectação

Vamos falar dos benefícios da umectação? Veja a listinha:

  • Hidratação profunda: a umectação penetra nas camadas mais profundas dos fios, mantendo-os hidratados e saudáveis. Ela ajuda a evitar a perda de umidade e a fortalecer as madeixas.
  • Nutrição intensa: se você passa por processos químicos constantes, a umectação será sua melhor aliada. Através dos óleos essenciais, podemos repor nutrientes importantes para a saúde dos cabelos, como vitaminas, ácidos graxos e antioxidantes. Além disso, eles ajudam a nutrir os fios e a protegê-los de danos externos.
Benefícios da umectação
Imagem: Canva
  • Combate ao frizz: Chega de brigar com aqueles fiozinhos rebeldes que adoram se sobressair; a umectação ajuda a controlar o frizz e a deixar os cabelos mais disciplinados, pois forma uma película protetora nos fios, evitando que eles fiquem arrepiados.
  • Brilho e maciez: com a umectação, os cabelos ficam mais brilhantes, macios e sedosos. E a melhor parte? Os óleos vegetais deixam os fios com uma textura suave e agradável ao toque.
  • Estimula o crescimento: Se você quer aderir ao projeto rapunzel, chegou o seu momento de brilhar! Alguns óleos vegetais, como o óleo de rícino, estimulam o crescimento dos fios. Isso mesmo! Eles fortalecem as raízes e nutrem o couro cabeludo, promovendo o crescimento saudável dos cabelos.

Como fazer umectação?

Pronta para fazer sua umectação e arrasar no visual? Então, bloco de notas na mão, pois para essa receitinha, você vai precisar de:

  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal (pode ser óleo de coco, azeite de oliva, óleo de argan, óleo de rícino, entre outros);
  • 1 touca para cobrir os cabelos;

Passo a passo:

  1. Comece com os cabelos secos e sujos. Isso mesmo, não precisa lavá-los antes da umectação.
  2. Coloque o óleo vegetal em um potinho e aqueça-o um pouco no micro-ondas ou em banho-maria. Ele deve ficar morno, mas não quente demais.
  3. Divida os cabelos em mechas e aplique o óleo em todo o comprimento dos fios, começando pelas pontas e subindo até a altura das orelhas.
  4. Cubra os cabelos com a touca e deixe o óleo agir por pelo menos duas horas, ou durante a noite.
  5. Depois desse tempo, lave os cabelos com um shampoo suave e enxágue bem.
  6. Finalize com o condicionador de costume e deixe os cabelos secarem naturalmente ou use o secador.

Voila! Seus cabelos vão ficar mais hidratados, nutridos e com um brilho de tirar o fôlego. Ah, e lembre-se de fazer a umectação uma vez por semana ou a cada 15 dias, – dependendo das necessidades do seu cabelo. –

Quer dicas para saber qual óleo vegetal usar? Veja nossa listinha com 6 óleos naturais e escolha o seu!

Quer ter cabelos fabulosos todos os dias?

  • Máscaras de hidratação: Fazer hidratação capilar é um must na vida de todas nós, por isso, não deixe de conferir as 7 máscaras de hidratação que vão deixar seu cabelo um arraso!

Você também pode gostar

Rolar para cima