aziinn

Encontre tudo que você precisa para ser Fabulosa!

Os 6 Erros Mais Comuns na Hora de Secar os Cabelos

Erros Mais Comuns na Hora de Secar os Cabelos

Secar o cabelo pode parecer uma tarefa simples e sem segredos, certo? Errado. Muita gente não sabe que alguns errinhos comuns podem danificar os fios, deixando-os fracos, quebradiços e sem vida. Por isso, vamos listar os erros mais comuns na hora de secar os cabelos e ensinar como você pode evitá-los. Pronta para dar um up no seu ritual de beleza? Vamos nessa!

Happy Hair Virginia Fonseca

1. Secar os Cabelos Molhados Demais

Muitas pessoas pegam o secador assim que saem do chuveiro, com os cabelos pingando. E, embora essa pareça ser uma estratégia eficiente para acelerar o processo, na verdade, é um dos maiores deslizes que você pode cometer.

Quando o cabelo está pingando de molhado, o calor do secador vai ter que trabalhar horas extras para eliminar toda essa umidade. Resultado? Mais tempo sob o jato quente do secador, que, acredite, não é nada amigo dos seus fios. Além disso, esse “banho” de calor prolongado pode levar a danos na cutícula do cabelo, a parte externa do fio, deixando-o mais fraco, quebradiço e com aparência opaca.

Por isso, após lavar os cabelos, pegue uma toalha e pressione-a suavemente sobre os fios, absorvendo o excesso de água. E nada de esfregar, viu? Esse movimento pode causar frizz e até quebrar os fios. E só depois dessa “pré-secagem”, aí sim, você pode pegar o secador.

2. Ignorar o Protetor Térmico

Sabe quando você vai curtir um dia ensolarado na praia e “esquece” de passar o protetor solar? Sim, nós todas já passamos por isso: Queimaduras, pele ardendo e um possível camarãozinho no espelho no dia seguinte. Agora, imagina esse cenário, mas no seu cabelo. Deu pra sentir o drama?

Por isso, o protetor térmico é o seu melhor amigo quando o assunto é proteger seus fios do calor. Sem ele, o calor do secador atinge diretamente a estrutura do seu cabelo, resultando em fios danificados, porosos, ressecados, com pontas duplas e até quebra. Mas o protetor térmico anula esse desastre e com ele você tem fios protegidos, saudáveis e com um brilho incrível.

Se você não sabe qual protetor térmico escolher, a gente te ajuda! Dê uma olhadinha na nossa lista com os 10 melhores protetores térmicos e escolha o seu!

3. Usar o secador quente demais

Secar o cabelo com o secador na temperatura máxima é uma tentação, especialmente quando estamos com pressa, não é mesmo? Mas expor os fios a altas temperaturas vai resultar em um verdadeiro suicídio capilar: fios opacos, secos, quebradiços e bem longe do look babado que você estava buscando. Por isso, opte por uma temperatura média e mantenha o secador a uma distância de pelo menos 15 cm dos fios. Isso permite que o calor seja distribuído de maneira mais uniforme, reduzindo os danos. Afinal de contas, não queremos fritar nosso cabelo, não é mesmo?

4. Secar o Cabelo Sem Direção

Você já pegou um secador e foi passando por todo o cabelo como se estivesse numa missão de busca e resgate, tentando encontrar cada fiozinho molhado? Pois é, nós todas já estivemos aí. Mas, infelizmente o resultado é quase sempre o mesmo: um cabelo armado e repleto de frizz!

E por que isso acontece? Simples: quando você seca o cabelo sem direção definida, você acaba bagunçando as cutículas do cabelo (sim, aquelas mesmas que mencionamos antes). As cutículas são como escamas que revestem o fio, e quando estão alinhadas, deixam o cabelo brilhante e macio. Quando estão bagunçadas… bem, aí temos o temido frizz.

Por isso, o ideal é secar o cabelo seguindo a direção do fluxo de ar do secador, de cima para baixo. Isso ajuda a alinhar as cutículas, reduzindo o frizz e deixando o cabelo mais liso e brilhante.

Os 6 Erros Mais Comuns na Hora de Secar os Cabelos

Falando em frizz, quer dicas infalíveis para combatê-lo? Confira: 10 dicas para combater o frizz!

5. Usar uma escova inadequada

A escova certa pode fazer toda a diferença no resultado final. Escovas de cerdas naturais são as melhores para secar o cabelo, pois ajudam a distribuir a oleosidade natural da raiz às pontas, deixando o cabelo mais brilhante e saudável. Evite escovas de metal, que aquecem demais e podem queimar os fios.

6. Não Usar o Jato Frio

Depois de secar o cabelo, você geralmente desliga o secador e vida que segue? Pois bem, um dos erros mais comuns na hora de secar o cabelo é ignorar a função de jato frio do secador, que – pasmem! – não está lá à toa.

Depois de passar pelo calor do secador, as cutículas dos fios ficam abertas, deixando o cabelo mais suscetível ao frizz e à quebra. Mas quando você usa o jato frio, essas cutículas se fecham, “salvando” a suavidade e o brilho que você trabalhou tanto para conseguir. Além disso, o jato frio ajuda a definir melhor o penteado e dá ao cabelo aquele brilho extra que a gente tanto ama, fazendo com que ele fique com uma aparência ainda mais incrível, ou seja, o jato frio é a cereja do bolo ao final da secagem.

Quer ter cabelos fabulosos todos os dias?

  • Cronograma capilar: Quer cuidar do cabelo, mas não sabe por onde começar? A gente te ajuda! Dê uma olhadinha no cronograma capilar e aprenda as melhores dicas para ter cabelos fabulosos!
  • Máscaras de hidratação: Fazer hidratação capilar é um must na vida de todas nós, por isso, não deixe de conferir as 7 máscaras de hidratação que vão deixar seu cabelo um arraso!


Você também pode gostar

Rolar para cima