aziinn

Encontre tudo que você precisa para ser Fabulosa!

7 Dicas infalíveis para Eliminar as Pontas Duplas

pontas duplas

Ponta dupla é um pesadelo capilar que todas nós enfrentamos em algum momento da nossa vida. E é um baita incômodo! Mas a boa notícia é que há maneiras de combater esse mal. Aqui estão algumas dicas fabulosas para eliminar as pontas duplas e dar ao seu cabelo aquele brilho lindo e saudável que ele merece.

O que são pontas duplas?

Pontas duplas são o resultado de danos aos nossos fios, que podem ocorrer por uma série de razões – desde pentear com muita força até o uso excessivo de ferramentas de calor ou químicas agressivas. Na verdade, uma ponta dupla ocorre quando a camada externa protetora do cabelo, a cutícula, é danificada e o córtex do cabelo se divide em duas ou mais partes. Pense nisso como uma corda que se desgasta com o tempo e começa a se desfazer. É um sinal de que o cabelo está pedindo socorro e precisa de um cuidado extra.

Dicas para eliminar as pontas duplas

Pontas duplas
Mantenha seu cabelo hidratado para evitar que as pontas duplas apareçam (Imagem: Canva)

1. Mantenha o Seu Cabelo Hidratado

Primeiro, vamos falar de hidratação: esse tratamento incrível age como um escudo que protege seu cabelo das pontas duplas – além, é claro, de dar um brilho irresistível e deixar os cabelos super macios. Cabelos secos e desidratados são mais propensos a terem pontas duplas porque, sem a hidratação adequada, os fios perdem sua força e elasticidade, tornando-se quebradiços. Por isso, hidratar o cabelo regularmente, tanto internamente (bebendo muita água) quanto externamente (usando máscaras hidratantes), ajuda a manter a integridade dos fios, prevenindo a quebra e, consequentemente, as temíveis pontas duplas. Ou seja, nunca subestime o poder de uma boa máscara de hidratação!

2. Use Produtos de Qualidade

Quando o assunto é o cuidado com os cabelos, a regra é clara: não adianta economizar nos produtos errados e depois ter que gastar o dobro tentando recuperar os danos. Aquela velha história de “o barato sai caro” é a pura verdade! Produtos com sulfatos, parabenos e silicones podem até dar uma aparência legal no começo, mas são como um lobo em pele de cordeiro – eles danificam o cabelo a longo prazo. Por isso, se puder, opte por produtos mais naturais, orgânicos, e livres de sulfato. Eles são mais suaves, tratam o cabelo de dentro para fora e ajudam a prevenir as indesejadas pontas duplas.

Pontas duplas

Quer conhecer os melhores shampoos sem sulfato? A gente te ajuda! Veja nossa listinha com os 5 melhores shampoos sem sulfato e dê aos seus fios o tratamento que eles merecem!

3. Evite a Química Pesada

Evitar químicas pesadas é como dar um respiro de alívio para os seus fios. Você já sabe, produtos para alisar, descolorir ou colorir o cabelo podem danificar sua estrutura natural, levando ao ressecamento, quebra e, claro, nossas nada queridas pontas duplas. É como se você estivesse correndo uma maratona usando um salto alto de 15 cm – eventualmente, vai doer e causar danos. Por isso, sempre que possível, tente limitar o uso dessas químicas pesadas. Seu cabelo vai agradecer, e você vai notar a diferença, não só na redução das pontas duplas, mas também na melhora da saúde geral dos seus fios.

4. Corte as pontinhas regularmente

Dar uma passadinha no salão para cortar as pontinhas do cabelo pode parecer contra intuitivo, principalmente quando você está na missão de deixar as madeixas crescerem. Mas acredite, é como aquele ditado: às vezes, é preciso dar um passo atrás para dar dois para frente. As pontas do cabelo costumam ser mais antigas e, por isso, já passaram por muita coisa: sol, chapinha, elásticos apertados… Isso sem contar o tempo! Por isso, elas ficam mais frágeis e a chance de se partirem ao meio – as temíveis pontas duplas – aumenta. Ao cortar as pontas a cada 6-8 semanas, você está, na verdade, se livrando dos fios danificados e dando espaço para que seu cabelo cresça mais forte e saudável! Então, mesmo que pareça contraditório, lembre-se: uma tesourada de leve nas pontinhas pode ser o segredo para aquele cabelão de sereia. E a melhor parte: sem pontas duplas.

Pontas Duplas

Quer dicas para fazer o cabelo crescer mais rápido? Não deixe de conferir 8 dicas para estimular o crescimento capilar e tenha o cabelão dos sonhos!

5. Evite Pentear o Cabelo Molhado

Bateu aquela vontade de desembaraçar o cabelão quando ele está molhado? Segura a emoção! Os fios, quando estão molhados, ficam super sensíveis e muito mais propensos a danos. Então, passar o pente ou a escova nesse momento é como convidar as pontas duplas para fazerem a festa no seu cabelo. A melhor pedida é desembaraçar o cabelo antes do banho ou, se precisar mesmo fazer isso depois, aguarde até que ele esteja apenas úmido e use um pente de dentes largos, que é mais gentil com os fios.

6. Use Óleos Naturais para Nutrir o Cabelo

Os óleos naturais, como o óleo de coco e o óleo de argan, são fantásticos para hidratar e nutrir o cabelo. Eles também formam uma barreira protetora ao redor do fio, prevenindo a quebra e as pontas duplas. Experimente fazer um tratamento com óleo natural (a famosa umectação mandou dizer alô) uma vez por semana e dê ao seu cabelo um impulso extra de nutrição.

7. Invista em um Protetor Térmico

Se você é a louca do secador ou da chapinha, protetor térmico é um must have na sua vida, pois ele age como um escudo quando usamos ferramentas de calor, protegendo os fios. Sem ele, nossos cabelos ficam ressecados, quebradiços, e as temidas pontas duplas podem aparecer. Então, sempre que usar ferramentas de calor, (eu disse sempre!) use protetor térmico, combinado?

Quer ter cabelos fabulosos todos os dias?

  • Cronograma capilar: Quer cuidar do cabelo, mas não sabe por onde começar? A gente te ajuda! Dê uma olhadinha no cronograma capilar e aprenda as melhores dicas para ter cabelos fabulosos!
  • Máscaras de hidratação: Fazer hidratação capilar é um must na vida de todas nós, por isso, não deixe de conferir as 10 melhores máscaras de hidratação que vão deixar seu cabelo um arraso!

Você também pode gostar

Rolar para cima