aziinn

Encontre tudo que você precisa para ser Fabulosa!

Descoloração: Tudo você precisa saber antes de ser loira

Descoloração Tudo você precisa saber antes de ser loira
Redação - Aziinn

Redação - Aziinn

Ter cabelos loiros pode ser um visual incrível, mas antes de dar esse passo, é importante entender o que envolve a descoloração. Afinal, a descoloração é um processo químico que pode ter impactos significativos nos seus cabelos. Por isso, nesse artigo, vamos abordar tudo o que você precisa saber antes de se tornar loira, para que possa tomar uma decisão informada e garantir que seu cabelo fique saudável e bonito.

Happy Hair Virginia Fonseca

Entendendo a descoloração

A descoloração é a técnica que transforma seus fios escuros em um quadro em branco, prontinho para ganhar a cor que você quiser. O ingrediente principal desse processo é o pó descolorante. Ele, juntamente com o peróxido de hidrogênio – ou água oxigenada para os íntimos – é que faz todo o clareamento acontecer.

Primeiro, mistura-se o pó descolorante com a água oxigenada. Essa mistura forma uma pastinha que é aplicada – de preferência, cuidadosamente – nos cabelos. E é quando essa pastinha é aplicada nos cabelos que a transformação começa: A água oxigenada abre as cutículas dos fios e o pó descolorante entra em ação indo direto ao pigmento natural do cabelo. Quando esses pigmentos são “quebrados” a gente vê os fios ficando cada vez mais clarinhos.

Danos da descoloração

Quando a gente decide se jogar na descoloração, precisamos estar cientes de que os cabelos podem sofrer alguns danos. Afinal, é uma transformação química radical nos fios, não é mesmo? Então vamos lá:

Ressecamento;
O primeiro item da listinha não poderia deixar de ser o ressecamento. Isso porque o processo de descoloração retira a umidade natural dos fios, deixando-os mais áridos. Por isso, é importante caprichar na hidratação, mas sobre isso falaremos mais adiante.

Fragilidade;
Sim, os cabelos descoloridos ficam mais frágeis e propensos a quebrar, já que a descoloração altera a estrutura dos fios, enfraquecendo-os. Por isso, é fundamental evitar penteados muito apertados e tratar as madeixas com delicadeza.

Porosidade;
Os cabelos descoloridos tendem a ficar mais porosos, o que significa que eles ficam com aspecto áspero e sem brilho. Nesse caso, a reconstrução capilar é uma ótima aliada.

Desbotamento;
E por último – mas não menos importante – o vilão número 1 das loiras: o desbotamento. Cabelos loiros são mais vulneráveis aos efeitos do sol, água e produtos químicos. Isso faz com que a cor desbote mais cedo do que o esperado. Por isso, não deixe de investir em um bom matizador para garantir um tom de loiro incrível.

Check-up dos fios

Agora que já entendemos a descoloração em si e os riscos que ela causa, vamos ao check-up dos fios: Ou seja, antes de descolorir, é crucial verificar a saúde do seu cabelo. Se ele estiver seco, quebradiço ou danificado, é melhor tratá-lo antes de descolorir. Senão, pode acabar como uma missão suicida para seus fios.

Teste de mecha

Outra dica de ouro: Faça um teste de mecha, pois esse teste é tipo uma prévia do que está por vir. Basicamente, você descolore uma pequena mecha do cabelo para ver como ele reage e qual tonalidade pode atingir. Não pule essa parte!

Cuidados no pós descoloração

Aí você arrasou na descoloração, fez tudo certinho e finalmente chegou no tom desejado. Mas agora vem a parte mais difícil: Quais são os cuidados no pós-descoloração?

Logo após a descoloração, saiba que seus cabelos vão precisar de cuidados extras. Então, se você é daquelas que não tem tempo para cuidar das madeixas, talvez a descoloração não seja para você. Mas se você está realmente disposta a ser loira, vai ter que adotar uma rotina de cuidados com os fios, combinado? Já temos aqui um post com 10 dicas incríveis para cuidar de cabelos descoloridos e arrasar, então, dá uma olhadinha lá.

Mas, para te adiantar, saiba que hidratação, reconstrução e óleos nutritivos vão ser seus melhores amigos quando o assunto for cuidar do loiro.

Cuidados no pós descoloração

Por que hidratação?

Porque os cabelos descoloridos têm sede de água (isso mesmo!). A descoloração remove toda – ou quase toda – a umidade dos fios, e é a através da hidratação que essa umidade vai ser reposta. Então, pode se jogar na hidratação sem medo. E se você não sabe qual máscara hidratante escolher, não deixe de conferir nossa listinha com as 10 melhores máscaras hidratantes para loiras.

Por que reconstrução?

A descoloração quebra as pontes de proteína dos fios, deixando nosso cabelo mais frágil e suscetível a danos. Daí entra a reconstrução capilar, como uma super-heroína dos cabelos, para salvar o dia – ou melhor, o cabelo -. As máscaras reconstrutoras funcionam como um tipo de “cimento” que preenche as lacunas deixadas pela descoloração, reforçando a estrutura do cabelo, devolvendo a força, o brilho e a elasticidade. Por isso, se você quer um loiro digno de capa de revista, não deixe a reconstrução de lado.

Por que óleos nutritivos?

Os óleos são verdadeiros aliados para os cabelos descoloridos, ajudando a selar as cutículas dos fios e a evitar o ressecamento. Óleos como argan, macadâmia e jojoba são ótimas opções, mas, se você preferir, pode usar oléozinhos específicos para cabelos loiros. Aplique algumas gotinhas nos fios úmidos ou secos, do meio até as pontas e Voila.

*É importante lembrar que os cuidados mencionados acima não devem ser feitos apenas uma vez, e sim serem adotados dentro de um cronograma capilar, combinado?

Conclusão

E aí, gostou das nossas dicas? 😊

Agora que você já sabe tudo que precisa sobre a descoloração, é hora de colocar nossas dicas em prática! A descoloração é um processo químico super agressivo, mas com os cuidados certos é possível minimizar seus danos e ter cabelos dignos de capas de revista.

Se você quer cabelos loiros incríveis, siga nossas dicas e veja a diferença.

Você também pode gostar

Rolar para cima