aziinn

Encontre tudo que você precisa para ser Fabulosa!

Como cuidar do cabelo depois da progressiva?

Como cuidar do cabelo depois da progressiva
Redação - Aziinn

Redação - Aziinn

Se você assim como eu não consegue viver sem progressiva, esse artigo é pra você! Aqui, você vai descobrir os cuidados pós progressiva que precisamos ter com nossos fios para mantê-los sempre fabulosos e saudáveis.

Happy Hair Virginia Fonseca

Entendendo a progressiva

Antes de tudo, vamos entender o que acontece com o cabelo durante o tratamento de progressiva e porque cabelos progressivados precisam de cuidados especiais.

A Estrutura do Cabelo

Cada fio de cabelo é formado por uma proteína chamada queratina. Dentro dessa proteína, existem ligações químicas, sendo as mais importantes as “pontes de enxofre”. Imagine essas pontes como pequenos elásticos que dão forma e resistência ao cabelo. Em cabelos cacheados ou crespos, por exemplo, essas pontes estão dispostas de uma maneira que faz o cabelo se enrolar.

O Que a Progressiva Faz

Quando a gente decide dar aquela repaginada com a progressiva, o que acontece é que os produtos químicos “quebram” essas pontes de enxofre. Com elas quebradas, nosso cabelo é esticado e, depois, fixado nesse novo visual liso. Ao enxaguar, as pontes se reorganizam, mas agora mantendo o cabelo no look alisado.

Os Efeitos a Longo Prazo

O problema é que a repetição desse processo ao longo do tempo pode levar ao afinamento dos fios. Por quê? Bem, uma vez que quebramos e reformamos essas pontes, estamos desgastando a estrutura natural do cabelo. Imagine um elástico que você estica várias vezes; eventualmente, ele fica mais fino e pode até arrebentar; e o mesmo acontece com nossos fios.

E o Couro Cabeludo?

Os produtos químicos da progressiva não atuam apenas nos fios. Eles também podem irritar o couro cabeludo, causando vermelhidão, coceira e, em alguns casos, descamação. Essa descamação é muitas vezes confundida com caspa, mas na verdade, é uma reação do couro cabeludo tentando se proteger e se regenerar da agressão química.

Como cuidar do cabelo depois da progressiva?

Agora que a gente já sabe o que a escova progressiva faz com nosso cabelo, vamos aos cuidados:

1. Hidratação é a chave!

A progressiva pode abrir as cutículas dos fios, tornando-os mais vulneráveis a danos externos e ao ressecamento. Por isso, hidratar deve ser um must na sua rotina de cuidados capilares! Ao investir em uma boa hidratação, você está não só preservando a beleza dos seus fios, mas também garantindo que eles permaneçam fortes, brilhantes e com aquela maciez que a gente ama. Além disso, cabelos ressecados precisam de água e as máscaras de hidratação atuam como verdadeiros oásis para nossos fios, pois são formuladas para repor a umidade perdida durante processos químicos. Por isso, pode se jogar na hidratação sem medo! Ah, e se você não souber por onde começar, dá uma olhadinha na nossa lista com as melhores máscaras de hidratação para cabelos com progressiva.

2. Couro Cabeludo

Agora, pasmem: Não são só os fios que precisam de atenção após a progressiva, mas nosso couro cabeludo também! Afinal de contas, é no couro cabeludo que os fios nascem, não é mesmo? Ou seja, se ele não estiver saudável, isso pode afetar o crescimento e a saúde dos nossos fios. Por isso, dê um up na sua rotina de limpeza. Prefira shampoos suaves – de preferência shampoos sem sulfato – para evitar o ressecamento e a irritação do couro cabeludo.

Além disso, você também pode fazer esfoliação no couro cabeludo (isso mesmo!) para evitar que ele descame após a progressiva. A gente super indica o Vichy Dercos Micro Peel – Shampoo Esfoliante Anticaspa 150ml, um shampoo esfoliante que além de limpar, acalma o couro cabeludo sensível.

3. Invista em Tratamentos de força

E para evitar o temido afinamento dos fios que mencionamos, o segredo é abraçar tratamentos fortalecedores entre as sessões de progressiva.

1. Tratamentos com Queratina

A queratina é uma proteína naturalmente presente em nossos cabelos, e é ela que dá força, resistência e elasticidade aos fios. Porém, quando fazemos tratamentos químicos como a progressiva, essa proteína pode ser perdida, deixando o cabelo mais suscetível a quebras e danos. Ao repor a queratina, estamos basicamente dando um up na estrutura capilar, reconstruindo as partes danificadas e fortalecendo o cabelo de dentro para fora. O resultado? Fios mais resistentes, com brilho e vitalidade renovados, e aquele aspecto de cabelo saudável. Por isso, faça tratamentos com queratina pelo menos 1 vez por mês (quando abusamos da queratina, nossos cabelos podem ficar rígidos e quebradiços, por isso, nada de exageros!). Aqui, nós gostamos muito de recomendar a queratina da Acquaflora 20ml, que é perfeita para esse cuidado mensal e é super baratinha.

2. Use shampoos fortalecedores

Não subestime o poder de um bom shampoo! Os shampoos fortificantes não são apenas sobre limpeza; eles são formulados com ingredientes que fortalecem os fios desde a raiz. E por que precisamos de fios fortalecidos? Porque fios fortes nunca é demais!

Ao incorporar vitaminas, minerais e outros nutrientes essenciais, esses shampoos ajudam a preparar o cabelo para enfrentar as agressões diárias, sejam elas do ambiente ou de tratamentos químicos. Por isso, ao escolher um shampoo, procure por aqueles que prometem “fortalecimento” ou “reconstrução” no rótulo. O nosso baratinho da vida é o Shampoo Fortificante da Elserve. Quando combinado com outros shampoos (seguindo o rodízio certinho) o cabelo fica babado, e você pode dar às boas vindas a fios mais fortes e resistentes.

4. Estabeleça um cronograma capilar

O cronograma capilar é mais do que necessário para cabelos quimicamente tratados. Nele, a gente intercala hidratação, nutrição e reconstrução, garantindo que seus fios recebam tudo o que precisam após a progressiva. Ao seguir um cronograma, você estará não só repondo a hidratação perdida, mas também devolvendo a queratina que dá força e resistência aos seus fios, além dos nutrientes que são repostos com as máscaras nutritivas. E se você não sabe como montar um cronograma capilar, a gente te ajuda! Se inscreva na nossa newsletter e receba nosso Ebook gratuito! Nele, você vai aprender dicas maravilhosas de como fazer um cronograma capilar + dicas de produtinhos babado, tudo isso em um passo a passo super simples.

Assim, você garante que seus cabelos recebam tudo que precisam para ser saudáveis, fabulosos, e ainda consegue prolongar os efeitos da progressiva!

5. Nada de químicas sucessivas!

Sabem aquele ditado que diz ‘menos é mais’? Pois é, ele se aplica direitinho quando falamos de tratamentos químicos. Dar um respiro aos fios, espaçando um pouco mais as sessões de química, é fundamental para manter a saúde e vitalidade de nossas madeixas. Cada procedimento químico, por mais incrível que seja o resultado, desafia a integridade natural do cabelo. Ao submeter os fios a esses processos com muita frequência, corremos o risco de sobrecarregá-los, levando a quebras, ressecamento, queda e ao tão temido corte químico. Por isso, dar esse intervalo entre as sessões permite que o cabelo se recupere, absorva os nutrientes e se fortaleça.

Use óleos capilares anti-frizz

Só quem tem escova progressiva sente o drama do frizz. Isso acontece porque a progressiva pode deixar o fio mais vulnerável a fatores externos, como umidade, que por sua vez deixa a porta aberta para o frizz. Por isso, use oleozinhos específicos. Além de dar uma hidratação extra, seus fios ficarão mais alinhados.

Perguntas Frequentes

A progressiva pode deixar o cabelo oleoso? Em alguns casos, sim. Se isso ocorrer, opte por shampoos de limpeza profunda uma vez por semana.

Meu couro cabeludo ficou irritado após a progressiva. O que devo fazer? Se você sentir irritação, coceira ou vermelhidão no couro cabeludo, lave o cabelo com um shampoo suave e evite produtos químicos por um tempo. Se a irritação persistir, consulte um dermatologista.

É normal o cabelo ficar com um cheiro forte após a progressiva? Algumas fórmulas de progressiva podem deixar um cheiro característico nos fios. Geralmente, esse cheiro diminui após algumas lavagens.

Você também pode gostar

Rolar para cima